Total de visualizações de página

sábado, 30 de maio de 2015

Chico & Caetano - Rede Globo (1986)




Apresentado pelos cantores e compositores Chico Buarque de Hollanda e Caetano Veloso, o musical Chico & Caetano, gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro (RJ), foi exibido mensalmente, de 25 de abril a dezembro de 1986, indo ao ar na faixa denominada Sexta Super, sempre após a novela das oito (inicialmente Selva de Pedra e, posteriormente Roda de Fogo), às 21h30 da noite. 

Dirigido e criado por Daniel Filho e escrito por Luiz Carlos Maciel e Nelson Motta, Chico & Caetano tinha como objetivo promover grandes encontros entre músicos, brasileiros ou estrangeiros através de um roteiro bastante aberto, elaborado por Nelson Motta, onde os dois anfitriões cantavam e conduziam o espetáculo de outros cantores a fim de fazer do programa um ponto de encontro entre amigos. 

Passaram pelo palco do Teatro Fênix representantes de diversos estilos, entre os quais Cazuza, Elizeth Cardoso, Elza Soares, Evandro Mesquita, Gilberto Gil, João Bosco, Jorge Ben Jor, Legião Urbana, Luiz Caldas, Maria Bethânia, Os Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola, Rita Lee e os estrangeiros Astor Piazzola, Mercedes Sosa, Pablo Milanés e Silvio Rodriguez.

A série, dirigida por Roberto Talma, foi exibida em nove programas.

No dia 15 de agosto de 1986, o cantor Tim Maia, que chegara a ensaiar na véspera, não compareceu à gravação, o que levou a equipe de produção a alterar a estrutura do programa, exibindo trechos do ensaio.

A Divisão de Censura da Superintendência da Polícia Federal vetou a execução da música Merda ("Boa sorte!", no jargão teatral), de Caetano Veloso. Além do uso de uma linguagem considerada imprópria pelas autoridades, a música também fazia referência ao uso de drogas ("Nem a loucura do amor/da maconha, do pó, do tabaco e do álcool/vale a loucura do ator").

O projeto de cenografia de Mário Monteiro para Chico & Caetano foi o mais discreto possível: um cenário branco-e-preto com o fundo por vezes escondido por uma névoa, e apenas alguns fachos de luz iluminando os artistas. 

O programa acabou gerando um LP, Os melhores momentos de Chico & Caetano, lançado pela gravadora Som Livre em meados de novembro de 1986. Entre as músicas do disco estavam Águas de março, com Caetano, Chico e Tom Jobim; Adiós Nonino, com Astor Piazzola; e Festa imodesta, com Chico e Caetano. Curiosamente, a polêmica Merda também fez parte do disco. 

Fontes: Depoimento concedido ao Memória Globo por: Nelson Motta (10/05/2002); Boletim de Programação da Rede Globo números 693, 700, 728, 731, 816; MAIA, Paulo. "Disparates desiguais" In: O Estado de S. Paulo, 21/08/1986; "Censura veta 'Merda' para a TV" In: Folha de São Paulo, 24/04/1986; "Não há recurso para 'Merda'" In: Folha de São Paulo, 25/04/1986; "Uma festa imodesta"

O trailer aqui apresentado traz como convidados Luiz Caldas, Maria Bethânia e Rita Lee e foi ao ar as 23:00 hs. de sexta-feira, 6 de maio de 2011, como parte da programação especial pelo 1º aniversário do canal fechado VIVA, a TV Globo em Flash Back.

Nenhum comentário:

Postar um comentário